terça-feira, dezembro 23

Encontros de reconciliação em Timor Lorosae

Foi com muito respeito e admiração que li este fim-de-semana, no público, que durante a semana passada ocorreram (como na África dos Sul após o apartheid) os encontros de reconciliação de Timor Lorosae. Seguem retalhos de um artigo de Adelino Gomes (19/12/03)

…” As intervenções dos representantes da Apodeti, Kota e Trabalhista não parecem augurar nada de bom….
…Mal chega à mesa e lhe dão a palavra, João Carrascalão (presidente da UDT) profere duas ou três frases rápidas de protesto – “a verdade ainda não foi dita aqui” – levanta a cabeça e proclama – “Eu errei! Porque fui eu que comecei, fui que errei!”
Os comissários na mesa debruçam-se para o verem melhor, o silêncio, regra de ouro de toda a sessão, parece o mais profundo. “ Se querem apontar o dedo, apontem-mo a mim. Ninguém quer assumir as responsabilidades então eu assumo-as.”…
…Alkatiri (secretário-geral) e Lu-Olo Presidente da Fretelin) sobem ao palco e juram…. … Nas palavras de Mari nada que não se tivesse já ouvido ontem. Até ao momento em pronuncia os nomes de Aileu e Same, locais onde a Fretilin cometeu massacres…
…”Devemos assumir a responsabilidade dos massacres de Aileu e de Same” diz, e quase se ouve o respirar de alívio das centenas de pessoas que enchem o recinto. “Como também os massacres de Ermera e em Betano (estes cometidos pela UDT). Temos que os assumir.”
O presidente da sessão dá a palavra a Lu-Olo… …Já passou quase a meia hora e nenhum sinal de autocrítica, nenhum indício de que o maior, mais influente e mais polémico partido do país se dispõe a dizer o que toda a gente anseia ouvir.
“Hoje irmãos e irmãs”… …”separámo-nos na Coligação (de Abril de 1975, que desembocou na guerra fratricida) e encontrámo-nos mais à frente. A UDT matou gente da Fretilin. A Fretilin matou gente da UDT. A Fretilin matou a Fretilin. Como Presidente peço perdão às famílias de todas as vítimas”
Há lágrimas nos olhos de Xanana, mulheres, homens, alguns jovens fazem disfarçadas passagens de dedos sobre a cara…”


Mais está escrito neste artigo sobre as culpas de Portugal (ninguém presente), Indonésia, Austrália, EUA, USSR e China. Mas esses são todos estrangeiros. Os “irmãos” de Timor fizeram ali as pazes na “antiga prisão portuguesa”. Não curaram males já feitos mas sararam feridas e o Natal, que deve ser todos os dias, chegou mais cedo, este ano, a Timor Lorosae.

FELIZ NATAL

Sem comentários: