segunda-feira, dezembro 8

O tribunal dos Media

A coisa não está para brincadeiras. No ritmo demasiado precipitado dos tempos em que vivemos os factos sucedem-se mais depressa do que a velocidade da reflexão e passam a ser os noticiários a marcar as decisões. Ricardo Rodrigues demitiu-se, ou foi demitido, apenas por força de boatos e especulações. Mesmo que seja indiciado, mesmo que venha a ser formulada acusação, mesmo que seja culpado, a realidade hoje é que Ricardo Rodrigues foi vitima de uma manobra mediatica à qual não pôde resistir. O poder dos media fica mais uma vez comprovado e o mau jornalismo soma mais uma vitória. Mesmo que Ricardo Rodrigues venha a ser considerado culpado de um crime a forma como os media controlaram, nestes últimos três dias, a questão é, para mim, motivo de asco. Numa democracia verdadeira todos devem responder perante os órgãos competentes mas, é inadmissível que a comunicação social se sobreponha a esses órgãos e faça parte activa do processo da justiça.

Posto isto, a "demissão" de Ricardo Rodrigues deve ser vista por outro prisma. Havia duas razões para tal acontecer. A primeira, justificável do ponto de vista partidário e, mesmo político, prendesse com o conhecimento que o próprio ou o partido teriam, ou não, de uma eventual acusação formal por parte do Ministério Público. Para o PS e para o Governo Regional seria importante minimizar os danos e impedir que um Secretário Regional sofresse o mesmo calvário que sofreu Paulo Pedroso. A segunda razão é que já não é justificável e só se explica com uma pressão directa do Presidente do Governo Regional, Sr. Carlos César. Carlos César deixou cair o seu Secretário Regional da Agricultura e Pescas apenas porque achou que era ele o visado nas insinuações e nos boatos postos a circular por alguns jornalistas sem escrúpulos. Nunca foram mencionados nomes e desde padres a pintores de construção civil praticamente todas as profissões foram referidas. Porquê, então, tinha que ser esta figura a primeira a ser imolada pelo fogo dos media? Mesmo que seja formulada uma acusação a Ricardo Rodrigues o Governo Regional e o seu Presidente, o Sr. Carlos César, nunca se libertaram da imagem imensamente negativa de ter abandonado Ricardo Rodrigues à sua sorte. Em política devesse reagir mas, é essencial pensar antes de reagir. Carlos César é, neste caso como noutros "escândalos", vitima dos seus próprios erros.

Com isto a direita regozija. Quase que ouço as rolhas de champanhe a estourarem. Com métodos próprios de outros regimes que não os democráticos a direita e os seus "jornalistas" vai somando pequenas vitórias. Veja-se as declarações do secretário-geral do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, que vê nisto um sinal para uma futura vitória do PSD, em coligação com o PP, nas próximas eleições regionais. Como aqui já referi em post's anteriores, merecíamos políticos melhores.

Mas, continuaremos aqui para ver se todos, todos os agora e ontem suspeitos destes e de outros crimes serão, ou não, chamados a responder perante o "tribunal" dos media. Repito o que aqui disse, se conhecemos os nomes de hoje também conhecemos os nomes de antigamente, mesmo que queiram pôr apitos sobre esses nomes.

Sem comentários: