quinta-feira, janeiro 29

FRONTEIRAS ABSURDAS

Reli recentemente « As Rosas de Atacama » e impressionou-me particularmente o non sense da ridícula, mas verosímil, história do « Guarda da Alfândega de Laufenburg » . Nela Luís Sepúlveda deixa antever a suspeita de que, enquanto existirem cromos do calibre do Guarda da Alfândega de Laufenburg, não há União abençoada por Maastricht ou Europa tutelada por Schengen que resista. Para quem não conhece a história, apenas e para o que importa, resta dizer-vos que tem por cenário um lugarejo separado por uma ponte sobre o Reno. De um lado fica acantonada a Suíça e do outro ergue-se a Alemanha. Enfim, num registo mais pueril não é possível deixar de fazer a « ponte » com o « Grande Fosso » do Asterix ! Ora, se entre nações e povos ditos civilizados a Europa ainda não foi interiorizada como espaço de sã convivência, que esperar dos comportamentos dos Latinos e dessa « invasão bárbara » que se prepara com o alargamento ao Oriente ?

A pequena história de Luís Sepúlveda tem um humor peculiar que roça o surrealismo e o absurdo. Exemplo desse absurdo ao estilo Monthy Python”s é o texto que segue com este post e que mereceu a minha escolha para o « The best of the year ( 2003 ) in my mailbox ».


Five Germans in an Audi Quattro arrive
at the Italian border.

« The Italian Customs agent stops them and says :

- « It'sa illegala to putta 5 persona in a Quattro. »

- « Vot do you mean it'z illegal ? » - asks the German driver.

- « Quattro meansa four » - replies the Italian official.

- « Qvattro is yust ze name of ze otomobile », the Germans replies unbelievingly, « Look at ze papiers: zis car is designt to karry 5 personnen. »

- « You can'ta pulla thata one on me! », replies the Italian customs agent. « Quattro meansa four. You hava fivea persona ina your machina and you are thereforea breaking the law.»

The German driver replies angrily : - « You idiot! Call your zupervizor over, ich vant to schpeak to somevone viz more intelligence! »

- « Sorry » - responds the Italian official - « he can'ta come. He'sa busy witha 2 guysa in a Fiat Uno. »

… afinal o humor não é apenas escatológico e quem não gostar que vá à m**** !

Post Scriptum : embeveceu-me o volume de comentários ao meu 1º post neste Blog. Divertiram-me particularmente os desagradáveis ! Só lamento que por via da webização se privilegie a bravata embuçada do anonimato. Para aqueles que tenham alguma dificuldade na leitura então é assim : recomendam-se programas alternativos ao estilo Big Brother onde a Língua só acessoriamente se presta a essa nobre e humana função que é a comunicação. Obrigados e prontos .

Sem comentários: