quinta-feira, janeiro 15

Vítimas de uma guerra estúpida.


"Após nove meses de coma, sucumbiu ontem a uma pneumonia um activista (jovem fotógrafo, tornado activista) britânico atingido com um tiro na cabeça por um soldado israelita. Tom Hurdnall, de 22 anos, ficara gravemente ferido, em Abril do ano passado, quando foi alvejado no momento em que tentava levar crianças palestinianas para longe de uma zona de carros de combate do exército hebraico no campo de refugiados de Rafah, na Faixa de Gaza."
in Publico 15/1/2004


Rafah April 2003 - Foto de Tom Hurndall



"Uma bombista suicida do Hamas fez-se explodir ontem de manhã em Gaza, no ponto de passagem de Erez, matando quarto israelitas, três soldados e um agente de segurança, e ferindo 12 outras pessoas. A organização fundamentalista respeitava uma trégua de facto desde 9 de Setembro, data em que reivindicou dois atentados em Israel. O ataque de ontem foi uma acção conjunta do Hamas e das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, uma organização ligada à Fatah, de Yasser Arafat."
Reem Saleh Raiyashi tinha 22 anos, era casada e mãe de um filha de três anos e meio e de um filho de 18 meses. Pertencia à classe média de Gaza. Deixou o habitual vídeo. Vestindo o tradicional "hijab", empunhando uma espingarda de assalto e tendo como pano de fundo duas bandeiras verdes do Hamas, leu com um sorriso a mensagem em que declarava sonhar há muito com a morte: "Sempre quis ser a primeira mulher a realizar uma ataque de martírio, em que partes do meu corpo pudessem voar como uma granada mortífera. Este era o único desejo que implorava a Deus."

in Publico. 15/1/2004

Tantas e tantas vidas desperdiçadas...

Sem comentários: