segunda-feira, abril 26

UM CAPITÃO DE ABRIL RADICAL...E ANÓNIMO



Do ramalhete de lições de ciência política de caserna, proferidas por militares de Abril todos os anos por esta altura, o radicalismo das palavras que se seguem são uma raridade só possível pela identidade embuçada pelo anonimato.

«Alguns dados esclarecedores: o MFA foi o escândalo do 25 de Abril; a descolonização exemplar foi uma vergonha; a democracia é o mal menor dos sistemas políticos, mas corrompido é o pior; a entrada precipitada na CEE é o fim de Portugal; o Conselho de Revolução foi um aluno do MFA e de militares que pretenderam manter-se na política; executado o golpe militar do 25 de Abril de 74, os militares deviam recolher aos quartéis.»(sic!)

Palavras de um Capitão de Abril vertidas num inquérito,anónimo claro está, realizado pelo Público e Universidade Católica. «Gritos de Alma» é o nome da operação inquérito cujos resultados em sinopse foram publicados no Público de 24 de Abril. A análise acima transcrita é de um Tenente-Coronel do Exército que, além de missões na Índia e Guiné, foi operacional do golpe militar de 25 de Abril. Como diria o outro não m’acredito !

Sem comentários: