quinta-feira, maio 6

INSENSIBILIDADE E MAU GOSTO



O projecto do Terminal Marítimo e Reestruturação da Avenida Marginal de Ponta Delgada não é um sonho dos cidadãos de Ponta Delgada, é um pesadelo cor de rosa e um devaneio político e urbanístico.

Para os menos atentos importa recordar que o projecto é da inteira e exclusiva responsabilidade da Secretaria Regional de Economia.

A pretendida betonização marítima,perpendicular à Avenida Marginal e confinante com a actual Piscina do Pesqueiro, é um mau exemplo urbanístico amarrando a Ponta Delgada uma mastodôntica infra-estrutura portuária com diversas valências. Daí emergem e ramificam-se vários equipamentos com destaque para um «Cais Inter-Ilhas» e o «Cais de Cruzeiros». Acrescenta-se ainda mais uma Marina e correspondentes lugares de estacionamento. Quanto à Piscina do Pesqueiro é metamorfoseada num charco de forma circular com aprox.120 m de diâmetro! E tudo isto motivado pelas supostas necessidades de libertação do actual cais da invasão de pessoas e veículos...!

Os projectistas também invocam em causa própria a necessidade de aportar uma fruição lúdica da frente urbana de mar. Porém, omitem que esta fruição já existe com o actual traçado da Marginal, esquecendo assim que o reordenamento do território não é uma mera palavra mágica para cativar eleitorado mas, apenas, a prática responsável de reordenar os recursos existentes para satisfazer as necessidades do presente, sem hipotecar os recursos de que necessitarão as gerações futuras.

Em suma, todo este projecto do Governo Regional é arquitectado ao arrepio do principio da sustentabilidade não integrando assim a ideia de salvaguarda, contenção e racionalização dos nossos recursos. Constitui mais um passo na caminhada para a extinção de um património que, não sendo de ninguém em particular, é de nós todos em geral.

É certo que este projecto exsuda de insensibilidade e mau gosto. Na verdade, está ancorado numa linha de acção política que olha com soberba e desdém a manutenção do património edificado, abrindo vias para o avanço das hordas do betão em cujas fileiras militam os interesses da suburbanização e desurbanização. Nestas fileiras e na nossa cidade são também aliados os partidários da esquerda caviar que despreza e achincalha os concidadãos que utilizam durante todo o ano a Piscina do Pesqueiro, antevendo com indiferença, e até com algum regozijo, que de futuro sejam reduzidos ao beneplácito de chapinhar nas traseiras dos barcos de cruzeiro que cá aportam.

O projecto do Terminal Marítimo e Reestruturação da Avenida Marginal é um paradigma de insensibilidade e mau gosto quer na perspectiva social quer ambiental. Lamentavelmente os nossos folclóricos ambientalistas de serviço não erguem a sua voz discordante e, pelo silêncio engagé, são cúmplices na execução desregrada do nosso território !

Este polémico projecto causa-me particular perplexidade, na medida em que, tendo a marca de um Governo que se diz socialista, não deixa de ser um exercício urbanístico de genuflexão aos interesses do capitalismo estrangeiro. Dúvidas não tenho de que a execução do projecto do Terminal Marítimo de «São Pedro» transformará a nossa Marginal no quintal dos cruzeiros atlânticos em desfavor da cidade de Ponta Delgada.

Mas tudo isto é congruente com a linha de acção socialista. Afinal eles continuam a mudar os Açores...para pior.

1 comentário:

Lena Fraga disse...

é preciso não desistir de denunciar estes crimes....