sábado, junho 26

Pintem as bandeiras do futebol ... , desculpem de Portugal, de negro !

Por mim, por ti, por nós, pelos Açores, por Portugal, pela a Europa... ai, sim, falta pelo mundo.
Infelizmente deles, os políticos, conhecemos, principalmente, os defeitos, as incapacidades, as falhas. Muito poucas vezes falamos das suas qualidades. Lembro-me, por exemplo, que fiquei chocado com o currículo do Prof. Sousa Franco, publicitado, ou apenas ouvido por nós, após a sua morte. Mas na realidade é impressionante que a parte que conhecemos, de certas pessoas, chegue ao poder. Alguns são "predestinados"! Basta-lhes sobreviverem. Exemplos? Victor Cruz, Carlos César, Mota Amaral, Santana Lopes, Durão Barroso e tantos outros que esperam a sua vez. Profeta em causa própria, Durão antes do tempo sabia: "Sei que serei primeiro-ministro, não sei é quando". Sim, às vezes, fruto da mesma árvore do ópio do "underdog", no desporto, ou da "cinderela", nas telenovelas, também há o "outsider" na política, que em geral se dissolve ou desaparece, uma vez dentro do círculo dos "predestinados".
Resta avaliarmos se a "democracia", tal como é praticada, nos serve, a nós, ou simplesmente serve como veículo de sobrevivência, e de finalidade, para um sistema de "predestinados".
Claro que isto é uma conversa muito séria, isto de alguém se atrever a dizer que se calhar a "democracia" não serve os nossos melhores interesses mas sim os interesses de um sistema de "predestinados", que por seu turno poderão ser simples fantoches da ditadura do dinheiro. Portanto, o que fazer com esta "democracia" que, segundo Churchil, "excepto todos os outros sistemas experimentados, é o pior dos sistemas de governo". Um sistema que põe um George Bush como fantoche da mais influente e mais rica "democracia" do mundo e, que se prepara para por, um Durão Barroso como fantoche da união de algumas das mais antigas "democracias" do mundo. Um sistema validado por eu, tu, ele, nós, vós, eles.
...
Não sei!!!!! Não consigo imaginar um sistema que não seja "um" mais "um", mais "um", mais "um", e sei que não aceitarei um sistema que seja resultado de menos "um" e menos "um" e... Se calhar é a definição de "um" que precisa de ser reequacionada...

Sem comentários: