quarta-feira, junho 9

Portugal, Política e Peixeirada

Desculpem a aparente falta de sensibilidade, mas a expressão "Caiu lutando pelas suas convicções e pela democracia" obriga-me a alguns comentários:
A linguagem escolhida peca, a meu ver, por ser ultra-romântica, shakespeariana e bélica (no sentido nobre de se morrer de pé, em plena batalha).
Na realidade o Sr. morreu (caiu) no meio de uma peixeirada que foi esta campanha e, mais precisamente, na peixeirada dos militantes do seu próprio partido, hoje de manhã, no mercado de Matosinhos.
Não tenho, no entanto, direito de pôr em dúvida as suas ambições pessoais, as ambições que tinha para o seu partido, para o seu país, para a Europa e, nem sequer, para a democracia. Na realidade a "nobre" batalha que ele defrontou esta manhã e na qual "caiu lutando" foi tudo menos isso. Foi muito mais uma morte à Viriato pois é assim, desde os primórdios desta civilização, que se faz política em Portugal.
Só eles, e Deus, sabem os insultos que estavam, ainda, reservados para o Dr. Sousa Franco nos tempos de antena que a coligação CDS/PP/PPD/PSD correu a pedir que fossem cancelados?

Sem comentários: