terça-feira, outubro 12

Falta de percepção


O Ezequiel tem um novo blog, http://www.percepcionist.blogspot.com, que substitui o seu anterior que durou, penso que quinze dias. Eu também já fui percepcionista de um hotel, por isso penso que percebo exactamente qual é a ideia do Ezequiel. Desejo-lhe muita sorte e muitos posts de vida, sei que vai ser difícil, eu próprio não durei mais do que 3 meses a aturar turistas de pacote naquele hotel horrível.
Num dos seus primeiros posts, que provavelmente escreveu na sua hora de descanso de percepcionista, Ezequiel escreve idilicamente que NY (penso que se refere a Manhattan) e London (não faço a mínima ideia a que se refere) são as suas cidades favoritas, que são a confirmação e o maior tributo à nobreza dos valores e da democracia liberal. Elas são vibrantes, descomplexadas, abertas à diferença, um pluralismo contagioso, aonde ninguém perde a autenticidade do sentido de pertença ao seu grupo, aonde existe um fluxo relacional autêntico de indivíduos tolerantes, blá, blá, blá.
Já uma vez ofendi o Ezequiel quando lhe respondi a um comentário dizendo-lhe que tudo o que escrevera era mentira e, ao mesmo tempo, verdade. Não percebeu e tenho a certeza que não irá perceber desta vez mas, na realidade tudo o que escreveu sobre NY e London é exactamente, na minha opinião, verdade e mentira. Não sei como te dizer isto mas, derridamente, a tua percepção de NY e de London não é real, como não é nenhuma, mas umas serão mais reais do que outras. A visão de um estudante-trabalhador-imigrante-turista, como eu fui, que vive de uma bolsa-mesada-trabalho esporádico, que vem periodicamente aquecer as costas e carregar as "baterias" a um oásis da confirmação da nobreza dos valores e da democracia burguesa, estagnada, de barriga cheia e desaculturada, não é nem pode ser o mesmo que a visão de uma mãe solteira, de cor, cujos filhos dormem no chão para não apanharem com uma bala, de vitima perdida, que todos os dias ao entrarem na sua escola são revistados e passam por detectores de metais, filhos estes a quem pede para não virem para casa pela rua xis, aonde só moram italianos, e cuja expectativa de vida é menor do que a de um cidadão da Etiópia.
A NY que eu conheço (e a Bagdad que não conheço), para além do que o Ezequiel escreveu, é exactamente a confirmação e o maior aviso à desumanidade dos valores e da democracia liberal.

Sem comentários: