sábado, outubro 23

NOUVELLE VAGUE



Os nostálgicos da geração do «Incógnito» em Lisboa, do «Etc.» de Coimbra ou mais atipicamente do «Cheer´s» da Atalhada, estando já empantufados aceitarão sem resistência este bizarro objecto musical que, em Maio de 2004, foi lançado em Paris com o nome de Nouvelle Vague.

De quoi s´agit-il? Ao que se sabe dois homens de trinta e músicos de profissão, Marc Collin e Olivier Libaux, uniram-se num projecto que equaciona a estrutura melódica do bossa nova, memorabilia da época new-age e, ainda, o estilo frívolo e amador da Nouvellle Vague. É com esta equação e o contributo de meia dúzia de chanteuses Brasileiras, absolutamente incógnitas, que emerge este CD absolutamente obrigatório em qualquer ambiente «lounge»...nem que seja o divã lá de casa.

Alguém imagina Love Will Tear Us Apart, dos Joy Divison, (e outros clássicos dos The Cure, Depeche Mode, XTC, Clash, Sisters of Mercy e até dos P.I.L.) embrulhados e servidos em caliente ritmo bossa nova...ou neo-bossa? Não só é possível como até se estranha como ainda estava por descobrir esta fórmula mágica que resulta num poderoso valium musical...

Sem comentários: