terça-feira, outubro 5

O SENHOR REITOR



Li na 1ª página do Público de Domingo que o magnífico reitor da Universidade Católica Portuguesa, de seu augusto nome Manuel Braga da Cruz,«está preocupado com o sucesso escolar dos alunos que chegam ao ensino superior e considera que um dos factores que contribuem para o insucesso é a existência de uma "pressão" da indústria nocturna sobre os estudantes.»

Li e pasmei pois julgava extintos os dinossauros !

Quiçá por não ter frequentado tão lustroso meio Académico fique pasmado ante o arrojo do magnífico reitor que, nesta matéria de interesse Nacional, advoga que «o poder político deve intervir na regulamentação desses espaços de diversão, de modo a que os estudantes não os frequentem tão intensamente.» !!! Não sei se era para ter graça ou se não alcancei a profundidade de tão paternal sapiência que se revela apenas a iluminadas criaturas de elevado coturno intelectual como o senhor que manda na Católica.

Em tom messiânico esta reserva moral do meio Académico Lusitano advertiu que urge tomarmos medidas sérias e por decreto. Aliás, «se o não fizermos, vamos pagar a factura de termos gerações várias que viram o seu período de formação afectado por factores como este. » Ora, para aplacar a ira divina nada como um dízimo bem metido e como Manuel Braga da Cruz vai ser reconduzido no cargo de reitor da Católica vai já lamentando que o Estado não invista mais no seu «convento». Já se está a ver que brevemente vai com uma mão pedir a benção caritativa do Estado e, com a outra, rogar aos nossos piedosos governantes que fechem as portas desses «lupanares» de diversão nocturna que pululam por Lisboa !

Nem um criativo de um anúncio Baccardi teria imaginação para tanto enredo de falsa aparência. Apre...não havia necessidade senhor reitor !

Sem comentários: