quinta-feira, dezembro 16

TOP SECRET



Carlos Carreiro - «Cenário para Danae» - 1988 - Colecção Museu Carlos Machado

Oportunamente publiquei no Correio dos Açores - e também aqui no blog - um controvertido artigo de opinião que, sob o título «Insensibilidade e Mau Gosto», era tão só uma análise pessoal em órbita da possidónia obra vulgarmente conhecida por Cais de Cruzeiros. Resgato o tema, deste espécimen de monstro marítimo no coração da baia de Ponta Delgada, não por empenhamento egoisticamente cívico numa eco-causa, que deveria, desde logo, congregar os ambientalistas do regime mas, apenas para registar a estupefacção ante o manto de secretismo que ainda existe sobre o anteprojecto de arquitectura da obra em causa.

Afirmava então que o projecto do Terminal Marítimo e Reestruturação da Avenida Marginal de Ponta Delgada não é um sonho dos cidadãos de Ponta Delgada, é um pesadelo cor-de-rosa e um devaneio político e urbanístico. Dizia, também, que daí emergem e ramificam-se vários equipamentos com destaque para um «Cais Inter-Ilhas» e o «Cais de Cruzeiros». Sublinhei que, porventura, seria criada mais uma Marina, para «apascentamento» de botes em fibra de vidro e correspondentes lugares de estacionamento para os «skippers» de ocasião e respectivos visitantes. Alertei ainda que a Piscina do Pesqueiro será metamorfoseada num «charco» de forma circular e com aproximadamente 120 m de diâmetro! Hoje, não sei se esta análise é já extemporânea ou se ainda mantém o prazo de validade. Ao que consta o projecto inicial foi alterado mas, os cidadãos de Ponta Delgada desconhecem ainda a simples «maquete» ou «croquis» do que se pretende efectivamente construir ! Na verdade, o que será implantado a meio caminho da baia de Ponta Delgada é um segredo guardado no Olimpo dos «gurus» da Secretaria Regional da Economia.

Ora, factos são factos e apesar de a Assembleia Municipal de Ponta Delgada ter legitimamente deliberado demandar o Governo Regional para que este tivesse a gentileza de ceder uma cópia das peças desenhadas e escritas, naturalmente para conhecimento da obra por parte do órgão deliberativo do Município , o certo é que os contornos da mesma permanecem envoltos em mistério que se adivinha irá sendo revelado aquando do milagre e do facto consumado da primeira pedra que dê início à obra. Com efeito, ao longo do ano de 2004 esta matéria tem sido tema recorrente na Assembleia Municipal de Ponta Delgada e ontem, na última sessão de 2004 da referida Assembleia, voltou ao cerne do debate parlamentar. Para o que importa é de pasmar que o principal órgão Democrático e representativo dos cidadãos de Ponta Delgada permaneça absolutamente ignorante, por mãos e obra do Governo Regional, numa matéria de assaz interesse específico para o Município!

Assim, o fácies do projecto do Terminal Marítimo, que vai mascarar irreversivelmente a nossa marginal, só pode ser matéria para os discípulos locais de Nostradamus que bem podem profetizar e especular sobre a anatomia do mesmo. Para que conste ouvi dizer que, além do que acima já ficou sugerido, ambiciona este Governo Regional edificar um «Pavilhão do Mar», com uma nave de aproximadamente 400 metros de comprimento e um pé direito de 5 metros! Será porventura um autêntico monstro marinho? O sortido de palpites é vasto, já que o projecto mais parece um segredo das profundezas abissais do que uma intervenção urbanística, a revelar para a salutar e Democrática discussão pública. Paradoxalmente, um projecto que a todos diz respeito é ainda Top Secret e disponível apenas para os olhos de quem pretende impor esta obra à cidade de Ponta Delgada !

Recorrendo ao meu arquivo volto a dizer que o projecto do Terminal Marítimo e Reestruturação da Avenida Marginal de Ponta Delgada é um paradigma de insensibilidade e mau gosto quer na perspectiva social quer ambiental. Lamentavelmente os nossos folclóricos ambientalistas de serviço não erguem a sua voz discordante e, pelo silêncio engagé, são cúmplices na execução da transformação desregrada do nosso território.

Este polémico projecto causa-nos particular perplexidade, na medida em que, tendo a marca de um Governo que se diz Socialista não deixa de ser um exercício urbanístico de genuflexão aos interesses do capitalismo estrangeiro. Dúvidas não temos de que a execução do projecto do Terminal Marítimo de «São Pedro» transformará a nossa Marginal no quintal dos cruzeiros atlânticos em desfavor da salvaguarda das características do núcleo histórico de Ponta Delgada.


Na altura dizia também que tudo isto é congruente com a linha de acção socialista...só lamento que a maré não tenha virado a 17 de Outubro, pelo menos, este embuste de requalificação da marginal para uma fruição lúdica da frente urbana de mar, como pomposamente foi subliminarmente apresentado, ficaria na gaveta...

Ponta Delgada 16 de Dezembro de 2004

João Nuno Almeida e Sousa

Sem comentários: