quinta-feira, janeiro 6

MACAQUINS 3

A terceira edição do "Macaquins" está prestes a arrancar em São Miguel e traz novidades

Cinema de animação no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, com entrada gratuita, a partir de 17 de Janeiro. O Macaquins, nome da Mostra inspirado na pronúncia açoriana de "macaquinhos" - expressão infantil para desenhos animados -, está quase a arrancar. Para este ano, a MUU - Produções Culturais, entidade promotora do ciclo, anuncia duas novidades: uma sessão inteiramente dedicada aos filmes produzidos nas escolas dos Açores, e a atribuição de um prémio ao melhor filme de animação realizado por alunos das referidas instituições.

Vítor Marques, responsável pela MUU, revelou que serão consideradas para selecção todas as obras realizadas durante o ano lectivo em curso, enquanto a escola vencedora - os resultados só serão divulgados em Janeiro de 2006, na 4ª edição da Mostra - será presenteada com equipamento informático ou vídeo no montante de mil euros, que deverá reverter "a favor da implementação ou manutenção de um clube de animação". Acrescentou que o prémio Macaquins/Anima, patrocinado pela câmara municipal da maior cidade do arquipélago, "tem como objectivo encorajar a produção de cinema de animação" entre os estudantes e consequentemente "divulgá-lo...ainda mais", até porque já deixou de viver na penumbra relativamente a outros géneros. Vítor Marques exibe um exemplar da revista "Premiere" que o comprova: em 2004, o "Shrek 2" esteve em primeiro lugar no ranking de audiências americano, facturando 327 milhões de euros. Além disso, nas dez primeiras posições encontram-se mais duas películas de animação ("The Incredibles", em quinto lugar, e "O Gang dos Tubarões", em oitavo). O cinema de animação parece estar a viver o seu momento de glória.

Em 2002 e 2003 a Mostra acolheu cerca de 3700 espectadores. Talvez agora se ultrapasse a fasquia. Não há prognósticos possíveis nesta matéria já que a informação sobre o programa só hoje será enviada às escolas. Contudo, adiantou o organizador, "já existem pré-inscrições". O público-alvo dos filmes em exibição são de facto as escolas, havendo também sessões públicas destinadas aos mais velhos (estas à noite, durante o fim-de-semana). Nesta faixa etária encaixam-se os universitários, ?grandes consumidores deste género de eventos?, referiu Vítor Marques. Destacou a única longa metragem da Mostra, "Les Triplettes de Belleville" (realização de Sylvain Chomet), película preterida na última atribuição dos Óscares, na área da animação, para "À Descoberta de Nemo". "Uma esteve nos circuitos comerciais e a outra não", indicando que esse factor não é sinónimo de mais qualidade. Contudo, deixa claro que lhe é difícil escolher um determinado filme em detrimento dos restantes. Aludiu ao Cartoon D`Or (único prémio europeu de cinema de animação), mas acabou por rematar que não tem "preferidos". Aconselha-os a todos, deixando em aberto a hipótese de trazer a "Manga" japonesa nos próximos anos. Desenhos animados violentos mas que já reúnem muitos adeptos.

A Mostra

A autarquia pontadelgadense e o Modelo são os grandes patrocinadores do evento a decorrer entre 17 e 29 de Janeiro. "Têm-nos ajudado bastante", frisou o organizador.

Com duas sessões de segunda a sexta-feira e três aos fins-de-semana (incluindo a dedicada aos mais velhos), têm a vantagem de ser gratuitas. O próprio espaço, o auditório da biblioteca - vinculada à Direcção Regional de Cultura - foi cedido sem contrapartidas financeiras.

Quanto à alteração do início da Mostra (nos anos anteriores realizou-se em Novembro), prende-se a "razões estratégicas", referiu Vítor Marques. Aquele mês coincidia com os festivais internacionais, pelo que o acesso às películas laureadas era mais complicado. Com o adiamento, "houve uma melhoria significativa na qualidade do programa". E "em Outubro traremos algumas películas do Fantasporto", concluiu, provando serem de facto um "sinónimo de contemporaneidade" na Região, conforme anunciam, justamente, no seu endereço de internet.


in AO na edição de 06/01/2005

Sem comentários: