sexta-feira, abril 15

SENTADO À MESA, SEM GUARDANAPOS DE PAPEL #3


Dressing cod on deck of fishing schooner Drawing by H. W. Elliott and Capt. J. W. Collins


Dado que se aproxima La Grande Bouffe, pareceu-me conveniente retomar o seriado gastronómico publicando uma receita do fiel amigo. A gourmandise em si mesma, como poderão notar, é de uma simplicidade espartana e, não fora a imprescindível sertã com azeite, podia até ser confeccionada a céu aberto no meio da wilderness açoriana. Aquilo que sempre me chamou a atenção, ao folhear o livro de receitas das Avós, foi o nome do prato: bacalhau à Filomeno Bicudo. Provavelmente esta técnica de fritura é conhecida dos entendidos por outra designação, mas lá em casa ficou imortalizada pelo nome de Filomeno Bicudo e eu acho tal destaque mais do que justo, pois o autor da receita morreu sem geração e, fazendo fé nas Notas Genealógicas de Rodrigo Rodrigues, o ponto mais relevante da sua biografia foi ter sido funcionário do Governo Civil de Ponta Delgada. O estimável Filomeno, decerto um óptimo garfo, nasceu a 30 de Janeiro de 1862 na Casa de Nossa Senhora do Parto em Ponta Delgada, onde hoje funciona a Pousada da Juventude. Nunca visitei o imóvel depois das obras de adaptação e não sei se estará classificado como património de interesse concelhio. Se não está, devia estar, entre outras razões porque a tradição do edifício no ramo da hotelaria é mais do que centenária pois George Brown, o jardineiro inglês de José do Canto, depois de despedido dessas funções por ser um grande copo, tomou de aluguer a Casa de Nossa Senhora do Parto transformando-a no Hotel Brown. Foi aí que Antero de Quental passou o último Verão da sua vida, como o comprova este excerto da carta que escreveu a Oliveira Martins em 17 de Junho de 1891: "Quanto a instalação, achei-a excelente e além da minha expectativa: é um hotel inglês onde tenho completo sossego, bela vista e um bonito jardim para passear quando me apeteça. Chama-se Hotel Brown: escreva-me para esta direcção".

E eis como das águas de bacalhau se faz uma posta desenvolvimentista e patrimonial digna do Carlos Falcão Afonso.

Bacalhau à Filomeno Bicudo

Se o bacalhau é grosso deita-se de véspera de molho em água e no dia seguinte, quatro ou seis horas antes do jantar, põe-se de molho em leite até à hora do jantar; tira-se do leite e passa-se por farinha de trigo ou pão torrado em pó e frita-se em azeite ou manteiga de porco bem quente.

Sem comentários: