quarta-feira, abril 27

VOX POPULI

A semanada de excitações e reflexões, acondicionada entre aspas, para guardar e, de vez em quando, revisitar na persistência da memória.



«Mal da sociedade que dependa dos seus jornalistas para garantir a sua liberdade de acção e expressão ou a sua igualdade de oportunidades e perante a lei. E, da mesma forma, quanto mais depressa se libertarem os jornalistas dessa pretensão de policiarem a democracia, mais depressa começarão a fazer o seu trabalho com decência, com competência técnica e com utilidade(...) Muito mau seria, na verdade, se a democracia alguma vez estivesse nas mãos destes homens.»
Joel Neto, segunda-feira 18 de Abril no Açoriano Oriental

«Todos sabiam ao que iam. Se se tratasse apenas de assinar a destituição dum rei vencido, seria mais fácil. Mas era muito mais do que isso. Era decapitar um amigo e companheiro de muitos anos, um chefe a quem, três ou quatro meses antes, se tinha aclamado e jurado fidelidade eterna. (...)Talvez tenha sido por tudo isso que, como o classificaram alguns dos velantes estranhos à família, o congresso social-democrata decorreu cinzento, triste, quase lúgubre.»
Alfredo Farinha, terça-feira 19 de Abril no Diabo

«Desde que fiz 30 anos, o segundo sítio para onde olho quando uma mulher me desperta a atenção é, invariavelmente, para o dedo anelar da mão esquerda.»
The Bird, sexta-feira 22 de Abril no Frangos para Fora

«Pode parecer um "pecado democrático" grave, mas não é. O número dos mandatos de políticos executivos, e não executivos, deverá ser limitado por força da lei independentemente da vontade popular. Porquê? Um certo "povo" sabe perfeitamente porquê, embora disfarce! (...)A eleição democrática de Hitler não legitimará jamais, só por si, o uso que ele fez da "vontade popular". Nem o "amor" dos madeirenses por Jardim pode legitimar a incapacidade sistémica de expressão das alternativas partidárias.»
Estevão Gago da Câmara, Sábado 23 de Abril no Açoriano Oriental

«Se vivêssemos num mundo ideal, seriam os próprios "mecanismos democráticos" a garantir a tão desejada qualidade. Porém, a realidade mostra-se contrária: vivemos numa democracia pouco participada, pouco motivadora, e consequentemente pouco "dinâmica" e apetecível! Terá sido essa visão de conceber uma Democracia "dinâmica" que, supomos nós, terá levado a impor limites ao exercício de cargos públicos, como é de resto o caso da própria Presidência da República.»
Rui Ramos, Domingo 24 de Abril no Correio dos Açores

«Concordo que, por razões coqueteleiras me agradaria haver um Papa Martini; já que não há nenhum cardeal Campari. Seria divertido classificar as encíclicas como extra dry.»
Miguel Esteves Cardoso, Domingo 24 de Abril no Diário de Notícias

«Distância, em quilómetros, percorrida pelo Papa João Paulo II em 104 viagens oficiais ao estrangeiro de 1978 a 2005: 1250000.»
Paulo Anunciação, o índex de Domingo 24 de Abril na Pública

«Há hoje uma falsa democracia em Portugal - uma ditadura da burguesia de fachada democrática. (...)não estamos em condições de dizer quanto tempo será necessário para resolver esta alternativa entre a barbárie e o socialismo.»
Vasco Gonçalves, segunda-feira 25 de abril no Público

«Arte é, portanto, sexo, meus caros, mas alguém desconfiava que poderia ser outra coisa?»
António José de Almeida, terça-feira 26 de Abril no Suplemento Cultural do Açoriano Oriental

...

«A Lagoa não será um dormitório de Ponta Delgada, pelo contrário, atrevo-me a dizer que é Ponta Delgada que se arrisca a ser um dormitório da Lagoa.»
João Ponte, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa no #1 do NELAGnews

...

Sem comentários: