quarta-feira, maio 11

Livros

Isto tem andado a navegar pela blogoesfera faz algum tempo, é engraçado como a blogoesfera é amiga dos livros, com maior ou menor entusiasmo todos têm respondido, ainda bem. A Clara incumbe-me de responder também, como ela fez dois links, um para o :Ilhas e outro para aqui, abriu-me a porta a fazer duas respostas e, se me apetecer, ainda sou capaz de responder uma terceira vez. Nesta coisa dos livros nunca nada é definitivo e cada dia é um dia.

Não podendo sair do Farenheit 451, que livro quererias ser?
Custa-me imaginar um mundo sem livros. Um mundo onde a literatura fosse perseguida por lança-chamas. O que seria de nós sem a literatura. Mas se não pudesse mesmo sair do Farenheit 451 [livro | filme] creio que quereria ser os 7 volumes das DUNE Chronicles de Frank Herbert. De certeza que os "clássicos" todos estariam salvaguardados, como se viu pelas respostas de outros leitores e no DUNE está à mesma quase tudo o que é importante saber sobre nós e o Universo.

Já alguma vez ficaste apanhadinho por uma personagem de ficção?
Por várias. Acho que a primeira foi o Conan, não o Conan do Shwarzenegger, mas o do Hayao Miyazaki. Também gostava muito do Esteban e da Zia, apesar de aí o Mendoza ser o arquétipo do castelhano ávido de ouro, mas de bom coração. Outro dos meus preferidos dos primeiros anos era o Gil Braz de Santillana. Neste momento estou outra vez apanhadinho por um senhor chamado Ulisses e seus companheiros, na versão Frederico Lourenço.

Qual foi o último livro que compraste?
Por ordem de chegada: São Miguel a Ilha Verde - Estudo Geológico de Raquel Soeiro de Brito; Atlas Básico dos Açores; Lone Wolf and Cub vol 3 e 4 de Kazuo Koike e Goseki Kojima; Um Herói de Quinze Anos de Júlio Verne; Figuras do Muito Obscuro de Yves Namur. Isto só nos últimos 5 dias, um livro por dia dá saúde e faz crescer... (e o dinheiro serve para quê?)

Qual foi o último livro que leste?
Esta é mais difícil, eh eh. Status Ansiedade de Alain de Botton, é engraçado, mas A Arte de Viajar é melhor e o How Proust can change your Life é melhor ainda.

Que livros estás a ler?
Figuras do Muito Obscuro de Yves Namur e The Sandman Endless Nights de Neil Gaiman (texto) e vários artistas (desenhos e ilustrações). Íliada de Homero.

Cinco livros que levarias para uma ilha deserta?
Esta é muito, muito difícil. Bom se não contam os volumes levaria os seguintes títulos: DUNE Chronicles de Frank Herbert, The Encyclopedia Britannica, Leaves of Grass de Walt Whitman, Poesia de Álvaro de Campos e um bom manual de sobrevivência em ilhas desertas.

Três pessoas a quem vais passar o testemunho e porquê?
Aos meus colegas de blogue, para facilitar as coisas.

Nota: as respostas hoje foram estas, ontem seriam outras, amanhã outras ainda. Na literatura como na vida nada é definitivo.

Sem comentários: