terça-feira, maio 3

VOX POPULI

A semanada de excitações e reflexões, acondicionada entre aspas, para guardar e, de vez em quando, revisitar na persistência da memória.



«Numa Liga em que os jogos estão à venda, hesito entre perder o interesse em ser campeão ou ganhar vontade insana de mandar para a cadeia os delinquentes que mandam no nosso futebol. Fair-play só podia ser uma palavra inglesa, e sem tradução à altura.»
AnarcoConservador, terça-feira 26 de Abril

«Contaram-me que ontem, o "animal de pêlo" do Castelo Branco chegou a S. Miguel e ao sair do Terminal do Aeroporto foi aplaudido. Por favor, ainda se fizessem fila para lhe passar com a roda do carro por cima, agora para aplaudir! Que porra!»
XicoManel, quinta-feira 28 de Abril na caixa de comentários do Foguetabraze

«Ivo Ferreira teve azar e qualquer pessoa só pode ficar humanamente triste com o que lhe aconteceu e esperar que tudo se resolva a contento, mas daí a transformar o cineasta (...) num mártir, missionário da propagação universal da passa, e símbolo de um certo nacional-porreirismo vai um grande e distante passo.»
Grande Loja do Queijo Limiano, sexta-feira 29 de Abril

«os militares são sempre a mesma coisa. Para eles, até parece que os Açores são uma colónia. Durante a inauguração do monumento ao combatente, junto ao hospital de Ponta Delgada, resolveram alterar o protocolo e recusaram-se a tocar o Hino dos Açores. José Contente, que estava em representação do Presidente do Governo Regional, ficou justamente furioso. Dizem as más-línguas que, no início do almoço que se seguiu à inauguração, repreendeu o Comandante Operacional dos Açores, que não teve outro remédio senão ouvir e calar.»
Argoladas, sexta-feira 29 de Abril no Expresso das Nove

«Por que é que se continua com a sensação de que o Governo não governa apesar da sucessão de medidas que anuncia?»
José Manuel Fernandes, Sábado 30 de Abril no Editorial do Público

«Incontornável é também o problema dos transexuais. A Espanha, que neste momento na Península Ibérica adopta o estatuto de moderna, discute com absoluta premência não a presença da ETA/Batasuna no Parlamento basco ou o pedido de adesão da Catalunha à rede de países francófonos, mas sim as mudanças de sexo nos bilhetes de identidade dos transexuais. Segundo explicou Carla Antonelli, a responsável do PSOE por esta área, bastará que a pessoa esteja a viver pelo menos há dois anos "no género de que sente" para poder mudar o seu sexo e o nome no bilhete de identidade...

Vivemos no culto da excepção por medo de enfrentar não a regra mas sim a realidade. Enquanto andarmos entretidos a dividirmo-nos entre reaccionários e progressistas a propósito do sexo e suas variantes podemos fazer de conta que Constantinopla não está cercada.»

Helena Matos, Sábado 30 de Abril no Público

«A sentença do caso de pedofilia de Lagoa é um exemplo a elogiar de como em Portugal as regras podem funcionar e o Estado de direito existir... O colectivo de juízes levou a interpretação da Constituição portuguesa a patamares pouco habituais de rigor na defesa da cidadania, ou seja, dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos. Em respeito pelo art.º 13º da Constituição, que trata o "princípio da igualdade", o qual, desde a revisão de 2004, consagra o direito à não discriminação com base na orientação sexual, o colectivo de juízes fez questão de deixar expresso no acórdão sobre este processo, que considera "uma ofensa ao principio da igualdade" o art.º 175º do Código Penal, ainda em vigor, que pune "actos homossexuais de relevo com menores entre 14 e 16 anos". A defesa do direito à não discriminação por orientação sexual levou mesmo este colectivo de juízes à desmontagem crítica de um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 22 de Setembro de 2003, da autoria de Armindo Monteiro, que classifica os actos heterossexuais com adolescentes "mais normais" do que os actos homossexuais com adolescentes.»
São José Almeida, Sábado 30 de Abril no Público

«Nós temos o primeiro metrossexual da política portuguesa - que já é metrossexual há vários anos - que é o Manuel Maria Carrilho. O Sócrates também é. Gosto dos metrossexuais.»
Margarida Rebelo Pinto (#1) em entrevista ao Nuno Costa Santos, Sábado, 30 de Abril na Capital

«...data do período de cativeiro em Landsberg a probabilidade de que, durante esse período de isolamento e privação sexual, (Hitler) tivesse começado a cristalizar uma afinidade com Hess que pode ter-se aproximado do sexo.Vim a saber que a alcunha de Hess entre os membros homossexuais do partido era "Fraulein Anna" e que ele costumava ir a bailes vestido de mulher.»
perfil de Hitler elaborado pelo Office of Strategic Services em 1942 com a colaboração «Putzi», o pianista privativo do Adolfo, Sábado, 30 de Abril na Capital

«Todas as pessoas são normais até as conhecermos melhor!»
Margarida Rebelo Pinto (#2) em entrevista ao Nuno Costa Santos, Sábado, 30 de Abril na Capital

...

And Last but not least:

«Portugal é uma ilha que, por acaso, faz fronteira com outro país!»
Margarida Rebelo Pinto (#3) em entrevista ao Nuno Costa Santos, Sábado 30 de Abril na Capital

...

Sem comentários: