terça-feira, setembro 20

Crise Sísmica

As informações disponíveis neste momento são as seguintes:

De acordo com testemunhos no local, neste caso a minha própria mãe que estava refastelada a tomar banhos de sol, a partir do meio-dia começaram a sentir-se vários abalos de fraca e media intensidade "as janelas abanavam", em algumas casas de construção mais antiga as pessoas sentiram pó e pedaços de estuque a desprender-se das paredes o que levou a que a generalidade da população de Vila Franca Do Campo saisse para a rua. Por volta do meio-dia e meia um sismo de alguma intensidade levou à queda de uma cruz de pedra da torre da igreja, a partir dai quem pode veio para Ponta Delgada. Várias escolas da Ilha de São Miguel foram encerradas como medida de precaução. Não se conhecem para já danos pessoais ou materiais significativos.

Os relatórios oficiais dizem o seguinte:

Informação CVARG/SRPCBA
O Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores informa que desde as 12h10 minutos a actividade sísmica que se vem registando na ilha de S. Miguel desde o passado mês de Maio registou um siginificativo aumento. Desde essa hora vários sismos têm sido sentidos nas freguesias da parte central da ilha, alguns dos quais atingiram intensidades V e VI na Escala de Mercali Modificada. Recomenda-se a toda a população das freguesias da costa sul entre Lagoa e Ponta Garça e da costa norte entre Ribeira Grande e Maia que não permaneça em habitações que não ofereçam resistência à acção sísmica, nem circulem em estradas ou caminhos junto a taludes ou falésias instáveis. Também nas Furnas se torna necessário seguir as mesmas precauções.
Admite-se a possibilidade de continuarem a ser registados sismos sentidos.


Lusa
Ponta Delgada, 20 Set (Lusa) - A Protecção Civil dos Açores colocou hoje, por precaução, as corporações de bombeiros de São Miguel em Alerta Laranja, o segundo mais grave de quatro níveis, devido à actividade sísmica que se regista na ilha.
Segundo o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), este nível de alerta, num sistema que inclui Verde, Amarelo, Laranja e Vermelho, implica um reforço dos quartéis com um mínimo de metade do pessoal.
O SRPCBA adiantou, ainda, que o padrão da actividade deverá manter-se nas próximas horas, sendo possível que venham a ser sentidos mais sismos na maior ilha do arquipélago.
Perante essa possibilidade, o SRPCBA recomendou à população da faixa entre a Lagoa e Ponta Garça e, na costa Norte, entre a Ribeira Grande e Maia que não permaneça em habitações sem resistência à acção sísmica.
Além disso, recomenda que se evite circular em estradas ou caminhos com taludes instáveis.
A actividade sísmica na ilha de São Miguel, que provocou apenas pequenas derrocadas, registou um incremento a partir das 12:10 locais (13:10 de Lisboa), com vários sismos sentidos, alguns dos quais de grau V/VI na escala de Mercalli modificada (XII pontos).
Segundo João Luís Gaspar, do Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores, os sismos de hoje são de origem tectónica, tal como tem vindo a ser registado desde 10 Maio, altura em que se desencadeou esta actividade.
As equipas do SIVISA estão a recolher dados junto às estações de monitorização que medem parâmetros de gases e água na zona central da ilha de São Miguel (Fogo-Congro).
No concelho de Vila Franca do Campo, a agência Lusa constatou que algumas das pessoas permanecem na rua, mostrando alguma apreensão com a actividade.
Uma mulher em Vila Franca do Campo, depois de ter ido buscar a filha à escola, adiantou já ter "perdido a conta" ao número de sismos sentidos desde o início da tarde.


Mais informações:
Açoriano Oriental
Açores.net
VirtualAzores
Jornal Diário
A Vila Blogspot
Entramula
Planeta Açores

Sem comentários: