domingo, setembro 4

[jornalismo de qualidade]

Não tenho por hábito dar razão ao bairrismo insular mas ao folhear o Guia Expresso Portugal, desta semana, o n.º 12 dedicado à Madeira e aos Açores, fui confrontado com inúmeras incorrecções, generalizações abusivas, comparações descabidas e erros grosseiros que pelo seu resultado absurdo (redutor) são de todo incompreensíveis. Assim, entre múltiplos exemplos destaco as seguintes passagens:

pág. 30 - um quadro com alguns dados estatísticos mas que não está de todo identificado, assim temos: Área 23 km2, População 46.101...são o quê? Ponta Delgada? São Miguel? Os Açores? A freguesia Matriz da Ribeira Grande? Independentemente do que sejam ou àquilo a que se referem estão incompletos e induzem o leitor para uma leitura falaciosa.

pág. 55 - uma recomendação de restauração na Graciosa: (...) boas escolhas de peixes e carnes, sem esquecer os doces locais (queijadas de S. Jorge e os D. Amélia). Palavras para quê!? Além de que esta - recomendação - está longe de ser a mais "recomendável" nesta ilha (omito o nome do restaurante pelo óbvio, claro está!).

Merecíamos Melhor.

Sem comentários: