terça-feira, setembro 13

VOX POPULI

...



«Cape Cod. Fourth of July.Independence Day 1947. This woman explained to me that the flagpole over her door was broken but «on such a day as this, one keeps one's flag on one's heart.» I felt in her a touch of the strength and robustness of the early American pioneers.»

HENRI CARTIER BRESSON

...

KATRINA

«Os «falcões» do Iraque são agora verdadeiras «pombinhas» do Katrina.».

Domingos Amaral, quarta-feira 7 de Setembro, no Diário Económico.

«O terramoto ocorrido em Lisboa, em 1755, foi um dos factos que conduziram ao Iluminismo:na medida em que um Deus Bom não poderia ter matado tantos inocentes, os filósofos começaram a dizer que os homens eram eles próprios responsáveis pelo bem e pelo mal.As devastações causadas pelo furacão Katrina podiam ter as mesmas consequências. É preciso deixar de criticar o Estado porque, numa sociedade moderna, o Estado é a civilização.».

Alan Wolfe, da www.salon.com cit. no n.º 23 da Courrier Internacional

«Ninguém estava a salvo, evidentemente. Com 80 por cento da cidade debaixo de água, a tragédia atingiu tanto os privilegiados como os desfavorecidos e ultrapassou as barreiras sociais.».

Jason Deparle, do www.nytimes.com cit. no n.º 23 da Courrier Internacional

«Os que agora vêem negros e pobres desprezados pelo Bush do Katrina deveriam entender que com Clinton a incúria do Estado teria sido a mesma (o Estado é o mesmo, a sociedade e as classes são as mesmas), mas as lágrimas do anterior presidente teriam efeitos mais que mediáticos, teriam efeitos médicos de apaziguamento dos complexados de esquerda.».

Eduardo Cintra Torres, Domingo, 11 de Setembro no Público.

NOVO ANO ESCOLAR

«Num país com uma elevada taxa de analfabetismo e de iliteracia, não se compreende como a Educação nunca tenha atingido outro estatuto que não o de mera «paixão» quando, na verdade, deveria ser uma autêntica missão nacional.»

Paulo Alves dos Santos, no número de Setembro da revista Saber.

AUTÁRQUICAS

«Perante milhares e milhares de cidadãos com quem me cruzei nestes últimos quinze dias assumi um compromisso solene: ao contrário da actual presidente da câmara não estarei nunca satisfeito com o meu trabalho como próximo presidente do município de Ponta Delgada.»

José Carlos San-Bento, sexta-feira 9 de Setembro, nos Remédios da Bretanha na apresentação das conclusões da 1ª volta ao Concelho de Ponta Delgada da Candidatura Socialista.

«novas autarquias pouco ou nada vão trazer de benefício às respectivas populações, a não ser aumentar o ego dos seus habitantes.».

Rui Lucas, no Editorial do número de Setembro da revista Factos. ...

BLOGUES

«Os adolescentes suíços já foram avisados: é proibido insultar os professores ou os colegas de turma nos blogues que mantêm na Internet. Para combater deslizes vários estabelecimentos de ensino acrescentaram aos seus regulamentos uma frase do tipo: «qualquer aluno que publique um blogue que contenha frases difamatórias para outro aluno , professor ou par o estabelecimento de ensino incorre numa sanção que pode ir até à expulsão da escola.».

no n.º 23 da Courrier Internacional ...

QUOTE OF THE DAY

«Is Hurricane Katrina Bush's Monica Lewinsky?»

no www.salon.com

Sem comentários: