segunda-feira, junho 26

Vox Populi

TURNER Sunrise with Sea Monsters
c. 1845; Oil on canvas, 91.5 x 122 cm; Tate Gallery, London
...

Blogues

"Um blogue (mesmo se colectivo) é sempre de cunho muito pessoal e, ao ser continuamente visitado, acaba por transformar-se nos olhos do visitante/interactor num complexo de fantasias que traduz, em última análise, a interiorização da intimidade alheia como se fosse a própria. Este tipo de empatia generalizada é o motor do metabolismo blogosférico: uma aparente distância e solidão dissimulada por uma constante absorção e vivência do "outro"."

Luís Carmelo, segunda-feira, 19 de Junho, no Miniscente.

"Ao contrário do que, ainda muitos, desejavam, a Blogoesfera é, cada vez menos, um circuito fechado."

Mariana Matos, quarta-feira, 21 de Junho no Ardemares

A Jamanta de Betão

"No dia em que o monstro, pomposamente denominado de Portas do Mar, começa a ser gerado, importa referir que este projecto é de tal dimensão financeira que equivale ao Aeroporto da Ota. Isto é, o Portas do Mar representa 2% do PIB dos Açores. O Aeroporto da Ota representa também 2% do PIB nacional. Mais preocupante é ainda a sua dimensão física, uma verdadeira jamanta de betão na boca do Porto Comercial de Ponta Delgada. E não houve preocupações urbanísticas nem ambientais.".

Luís Anselmo, quinta-feira, 22 de Junho no Pari Passu

O porta voz do diálogo ?

"A mim não me parece que exista falta de debate político nos Açores. Existe um diálogo político do Governo Regional com as instituições representativas da sociedade açoriana e, por essa via, com os cidadãos açorianos.".

André Bradford, Sábado, 17 de Junho em Grande Entrevista ao Jornal dos Açores.

Mitomanias ?

"Há relativamente pouco tempo escrevi sobre a sistemática utilização pelo Governo Regional da estratégia comunicativa de Goebels. A repetição de uma determinada ideia, ainda que pouco conforme com a realidade ou de duvidosa seriedade, acaba por incutir no senso comum - vulgarmente designado por opinião pública - a sensação de rigor e sucesso que, infelizmente, não gozamos.".

Joaquim Machado, segunda-feira 19 de Junho no Açoriano Oriental

Humor muito negro

"O grau das liberdades públicas efectivas depende da capacidade dos cidadãos, não da concessão magnânima do Estado".

António Oliveira Salazar, no capítulo de frases e pensamentos da página sobre o «Obreiro da Pátria»

Quote of the week
"A vida empareda os loucos e abre uma fresta aos sábios".

Algures numa leitura de Marguerite Yourcenar.

Sem comentários: