sexta-feira, setembro 29

IMAGO 06


É impressionante o programa do IMAGO 06 que hoje se inicia na interior cidade do Fundão com o forte apoio da autarquia local.
Para além das muitas e váriadas sessões competitivas "que centra o seu projecto de programação nos filmes de jovens realizadores" o festival integra vários programas especiais:

Da "Nona à Sétima arte ? Para lá dos super-heróis" (uma ideia que já passou pela cabeça dos macaquins mas o bolso não permitiu) com retrospectivas dedicadas a Alejandro Jodorowski e a Dave Mckean (que integra o júri da competição Oficial Internacional) e a descoberta do festival: o jovem realizador Nicolas Provost.
Para lá das retrospectivas dedicadas a Dave Mckean e Alejandro Jodorowski, o IMAGO exibe um conjunto de adaptações de banda desenhada como: ?Bunker Palace Hotel?, de Enki Bilal; ?Jesuite Joe?, de Olivier Austen (adaptado da obra de Hugo Pratt); ?The Mindscape of Alan Moore?, de Dez Wylenz (documentário sobre Alan Moore); ?Urbicande?, de Simone Bucher (a partir da BD "La Fiévre d'Ubicande", de François Schuiten e Benoit Peeters); ?La Señorita Zuenig?, de Sofia Teixeira-Gomes (adaptação de uma história da ?Pior Banda do Mundo?, de José Carlos Fernandes); e para não ser muito exaustivo ?Cauchemar Blanc?, de Mathieu Kassovitz (adaptação de uma das primeiras histórias curtas de Moebius)

Outro dos programas especiais é "Early Years... Clint Eastwood" (que também estará presente no festival) com um programa que recai sobre a filmografia inicial e por isso menos conhecida de Clint Eastwood durante a década de 70.

Para além de tudo isto o evento contempla ainda a secção "A Sound & Vision Experience", com Filmes Concerto, Master Classes, Concertos e DJ Sets, com convidados a anunciar durante "uma festa muito especial" que em edições anteriores estiveram a cargo de nomes tão importantes como os dos Alpha, Matthew Herbert, Kid Loco, The Herbaliser, Le Hammond Inferno, Jamie Lidell, Kid Koala, Namosh, Toolshed, Any Votel ou Erlend Oye entre muitos outros.

Isto sim é um FESTIVAL.

Obrigado IMAGO pela vossa parceria com estas pequeninas mas orgulhosas iniciativas que por cá se vão realizando.



Um dos filme de Dave Mckean que será exibido no festival AQUI

Sem comentários: