quinta-feira, novembro 16

Marie Antoinette... une Barbie Rose para cinéfilos ?

...
Desceu já à cidade de Ponta Delgada a peculiar película de Sofia Coppola sobre a celebérrima rainha degolada no banho de sangue que foi a Revolução Francesa. A mitomania jacobina e as falácias de semi-letrados têm gravado em caracteres escarlates, forjados sob o signo do império da guilhotina, páginas infindáveis onde, ao jeito das epopeias revolucionárias, fica a ideia impressionista de que a Revolução Francesa é o altar onde todos os amantes da Liberdade-Igualdade-Fraternidade devem prestar culto. Com efeito, a história é transbordada de rios de sangue em cujas margens encalharam os ditos primados da tolerância da Revolução e dos desmandos que se seguiram durante anos. A foz desse banho de sangue ainda desaguou no Sec. XX com o despoletar da Grande Guerra e a sanha homicida dos últimos Reis da Europa.

Pouco disto importa para o filme onde a coquetterie reina e a Maria Antonieta é exibida como uma espécie de Barbie rose...para adultos obviamente! No papel de Marie Antoinette temos a delicodoce Kirsten Dunst que já foi "virgem suicida", namoradinha do Spider-Man, tennis star em Wimbledon ! Depois de vestir a pele de Marie Antoinette os fãs esperam que ainda tenha cabeça para rodar no papel de Debbie Harry dos Blondie.

Entretanto basta-nos este Marie Antoinette que foi vaiado no Festival de Cannes...o que é seguramente um bom prenúncio. A jeito de hors d'ouvre para aguçar o apetite, por uma obra que promete fazer as delícias dos cinéfilos, aqui ficam as entradas de Miss Pearls e do The Other Paper.
...
A partir de hoje na Sla 1 do Cine Solmar com sessões às 16H40; 19H10; 21H40...se chegar atrasado sempre tem a possibilidade de se entreter com Scarlett Johanson em Black Dalia, na Sala 2, com sessões às 17H00; 19H30; 22H00

Sem comentários: