segunda-feira, fevereiro 12

Diario de la guerra del cerdo

...

...
Subitamente numa manhã normal um pacato e sedentário cidadão, de sua graça Isidro Vidal, descobre que o processo comum de substituição de gerações foi alterado e acelerado. A personagem em causa, um reformado que apascenta na tranquilidade dos dias da aposentação, vê-se subitamente em confronto com hordas de jovens atléticos que percorrem a cidade à caça de idosos lentos, débeis, e inúteis. Consequentemente, a facção geriátrica da sociedade tem que recolher à clandestinidade e à guerrilha.

Aquietem-se os espíritos mais impressionáveis pois, qualquer semelhança com a realidade é pura ficção, porquanto este romance irónico pertence ao domínio do género que as convenções da literatura moderna rotularam como "fantástico". Seja como for é uma mordaz reflexão sobre o envelhecimento e o fim da civilização. " Diário da Guerra aos Porcos", publicado em 1969 por
Adolfo Bioy Casares, é uma visão satírica e literária das premissas de Darwin pois, como o título sugere, a linha narrativa segue o cenário de uma sublevação "eugénica" contra a inutilidade parasitária dos idosos. Contudo, à semelhança da pujança biológica da lei do mais forte, o livro também não esquece essa inolvidável lei da vida que empiricamente aceita que "Um dia é da caça. Outro é do caçador".

Cá está uma leitura para entremear com outras nos dias que correm.
...
posted by João Nuno Almeida e Sousa

Sem comentários: