terça-feira, fevereiro 20

Vox Populi

"auscultar o vox populi, essa entidade sagrada de cujos pronunciamentos - sempre inteligentes e informados - dependem os deuses."

Miguel Castelo Branco - Combustões


Jornais versus blogs ?

"Os jornais impressos enfrentam hoje o seu maior desafio desde que entraram nos hábitos dos cidadãos e revolucionaram a intervenção democrática, nos primórdios do século XIX. O surgimento dos blogues alargou o espectro do debate público. A facilidade de colocar na rede textos, sons e imagens dessacralizou a função dos jornalistas e alterou irremediavelmente a superfície de contactos entre a informação e os seus destinatários."

Editorial do Público

+ do mesmo

"em Portugal coexistem dois países. Um, citadino, politizado, mais rico, sensível à agenda socialmente fracturante do Bloco de Esquerda, a que o PS aderiu no último programa eleitoral; e outro, que conhecemos por País real, mais pobre, rural ou suburbano, que não quer saber daquilo que não é essencial, descrê dos políticos, e continua à espera que estes se empenhem na resolução do atraso económico do País, e nos aproximem da Europa não em matérias laterais mas nas importantes, como o emprego, os gerais cuidados de saúde e o combate a todas as formas de exclusão social."

João Marcelino, no Correio da Manhã

"Finalmente, o pecado deixou de fazer parte do Código Penal e os clérigos da polícia dos costumes. A vocação totalitária da Igreja romana pereceu nas urnas com padres-nossos, missas, terços e novenas desperdiçados na campanha terrorista do Não. Nem as hóstias deglutidas pelos beatos ajudaram. A fraude de Deus foi posta à prova. Os cidadãos derrotaram o Deus misógino que odeia o sexo e a liberdade."

Carlos Esperança, no Vermelho Faial,

"para o SIM só existem mártires que, com grande pesar e depois de muito ponderar, é que fazem o sacrifício extremo do aborto. São santas, com grande capacidade de sofrimento e só abortam porque a isso são obrigadas ? pelo marido, pela família, pelo patrão, por falta de condições, pela sociedade, pela vida."

José Diogo Quintela, no Público.

"O seu "limite pessoal" são as 24 semanas, a partir das quais "há uma viabilidade do feto" e o "feto já pode sentir algo"."

Alexandra Lucas Coelho em entrevista a um médico espanhol na clandestinidade de um prédio nobre de Lisboa, no Público.

O PSD de Marques Mendes

"O PSD não é uma decepção: é o cúmulo da coerência relativista. Ora vão 500 mil euros para o SIM, ora 500 mil para o NÃO. Ao pé deles, Sócrates é um Alexandre, um César ou um Bonaparte."

Miguel Castelo Branco - Combustões

"Marques Mendes fatalmente hesitou e tergiversou no referendo sobre o aborto. A neutralidade de um chefe de partido é, no fundo, impossível."

Vasco Pulido Valente, no Público

...And Now for Something Completely Different

"O secretariado da Juventude Socialista discutiu a possibilidade de apresentar no Parlamento um anteprojecto para legalizar o casamento entre homossexuais. O documento está pronto há mais de um ano, mas a JS tinha assumido o compromisso com a direcção do PS de só o apresentar após o referendo do aborto."

Agência Lusa.

Sem comentários: