quinta-feira, março 8

"Perfeito Ectomorfo" !

...

...
À conta de uma bursite olecraniana tenho andado arredado da dedicação que exige o meu "Fight Club". Evitando desde já uma leitura transviada devo esclarecer que a dita bursite nada tem de eslavo e, infelizmente, tem tudo de lesão desportiva. Em complemento, quase fisioterapeutico, dei por mim nessa penitencial ocupação que os modernos designam por "ginásio". Apesar de aguentar com estoicismo a bateria de exercícios do supliciante "ginásio", devo confessar que quando o treinador de serviço asseverou que eu era um "perfeito ectomorfo" (sic !) fiquei severamente apreensivo! Para ser sincero tal imputação pareceu-me até depreciativa. Lembrei-me que o rótulo em causa tinha algo de lombrosiano e lá cheguei à triste conclusão que o "mister" se reportava a um somatotipo responsável pelo nosso look ! Ou seja, um ectomorfo será sempre um espécimen magro e estreito, com baixa massa corporal, membros longílineos e estatura acima da média. Considerando que roço os 2 metros de altura o diagnóstico parecia-me grave pois, seria por certo, um grande ectomorfo ! Contudo, tenho vindo a contrariar esta pena da natureza ganhando alguma massa, o que é até inevitável à medida que nos abeiramos dos quarenta. Seja como for, depois de nados e criados, nada podemos fazer para interromper voluntariamente a nossa natureza.

Mas, ainda assim, acaso fosse crente dos dogmas da psicologia valer-me-ia a tipologia de Kretschmer que faz corresponder ao tipo ectomórfico a misantropia combinada com uma queda para sentimentos profundos e duráveis ! Como não alinho nessas obscuras patranhas dos discípulos de Freud e Jung, nem no fatalismo morfológico de Kretschmer, vou continuar a ir ao "ginásio" apesar de isso não me transformar num perfeito mesomorfo !
...
posted by João Nuno Almeida e Sousa

Sem comentários: