quarta-feira, março 21

Reporter X

2.0*

Os Açores, para quem nos visita ou pretende visitar, têm a sua imagem ligada a uma aura exótica, pelo facto de existir um lado idílico associado. Daí que, para a realização do Encontro de Bloggers, organizado pela MUU, as Furnas e o Terra Nostra Garden Hotel sejam, à partida, o local privilegiado para mostrar a quem nos visita aquilo que de melhor existe nestas ilhas - a natureza, o conforto e a hospitalidade.

Este encontro de carácter informal pretende afirmar-se com um formato anual e aproximar os que cá estão e quem lá escreve - na blogosfera e no continente português. Outra intenção inerente a esta realização prende-se com o tornar visível a denominada blogosfera regional, tornando-a conhecida em termos nacionais, para além de meramente linkada.

Mais do que saber da importância que possa ser atribuída aos blogs nas ilhas, convém para já esclarecer alguns equívocos presentes em quem não participa na visita diária destas páginas: estes não são lugares mal frequentados, nem predomina a maledicência - tudo preconceitos próprios de quem desconhece ou lida mal com a liberdade conferida aos blogues. É nessa perspectiva que os blogues podem ser uma mais valia; pelo seu carácter imediatista e genuíno, pela forma simplificada como se acede à informação, pela rápida difusão da mesma e como plataforma alargada da prática da cidadania participativa e participada.

A participação local (e regional) ainda não atingiu os níveis que se pretendem alcançar, mas a intenção é a de a pouco e pouco tornar comum o debate e a troca de experiências de quem bloga nas ilhas. Na minha perspectiva, os níveis de participação actual nos blogs são perfeitamente razoáveis e satisfatórios, tendo em conta o nível de participação cívica desta região. Aliás, quem participa são sempre os mesmos - dirão uns. Questiono: porque será que é sempre assim?!

* publicado na edição de 20/03/07 do AO
** Email Reporter X
*** Foto X Filipe Franco

Sem comentários: