quarta-feira, março 28

ROMA em Ponta Delgada.

...

Federico Fellini al Caffè Doney in via Veneto
...
Com a habitual garantia de qualidade da Muu Produções inicia-se hoje um peculiar ciclo de cinema cruzando esta Arte com a realidade urbana e a arquitectura. Porventura as pontes entre estas criações do génio humano serão tão inconsequentes como uma enigmática gravura de Escher! Questão de somenos importância para quem gosta de cinema.

O cardápio cinéfilo deste ciclo é eclético quanto basta mas, inteligentemente, está emoldurado entre a arqueologia do passado e a ficção científica do futuro. Assim, congruentemente, este ciclo de cinema inicia-se com Roma de Federico Fellini e termina com Blade Runner de Ridley Scott. De permeio há lugar a outras obras-primas como Manhattan de Woody Allen e Metropolis de Fritz Lang, caldeadas, é certo, com algumas fitas francófonas cuja genialidade presumo ficar aquém das obras referenciadas.

"Cinema Cidade e Arquitectura" é pois o ciclo de cinema que hoje se inicia na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Roma em Ponta Delgada, a exibir hoje dia 28 de Março, é a sugestão que se oferece aos cinéfilos pela lente magistral de Fellini. De Roma, filme de 1972, diz-se que é um retrato poético e algo autobiográfico que vai conectando, sem "uma narrativa linear", fotogramas de uma cidade eterna cuja personagem principal é a própria cidade.
...
A conferir mais logo, pelas 21 horas e 30 minutos, em sessão única, com entrada livre, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Espera-se que a projecção em DVD honre a qualidade deste evento.
...
posted by João Nuno Almeida e Sousa

Sem comentários: