quarta-feira, abril 18

Reporter X

Faz falta uma escola de Belas-Artes *

Este título vem a propósito das declarações de Bartolomeu dos Santos numa notícia publicada neste jornal, no passado domingo dia 15 de Abril, onde o conceituado artista faz referência à necessidade da implementação nos Açores de "uma escola de Belas-Artes pequena, com bons professores". Nada mais verdadeiro e um assunto sensível a todos os artistas da(s) ilha(s).

A presença do artista em São Miguel deve-se à Academia das Artes dos Açores, que promoveu um workshop de gravura para inaugurar o seu atelier de gravura, que levou quase um ano a ser construído, sob a orientação técnica de Bartolomeu dos Santos, tendo sido financiado na totalidade pela Direcção Regional da Cultural, através do projecto ARTCA.

O espaço da Academia das Artes, em Ponta Delgada, foi apontado desde a sua fundação, pela escultora Luisa Constantina, como o pólo ou um dos locais prováveis à concretização ou à implementação do sonho da sua fundadora.

No entanto, e apesar de alguns rumores, nos últimos anos nada de concreto se efectivou no que concerne à desejada escola de Belas-Artes.

E importante olhar as artes e a cultura como elementos preponderantes da formação dos indivíduos e como um investimento futuro.

Apesar do muito que tem sido promovido, o investimento cultural nunca é de mais. E nessa medida é necessário que haja continuidade na concretização dos bens culturais, que não passam apenas pelos equipamentos.

A formação e o confronto artístico são ainda diminutos na Região. Falta conhecimento do Mundo e nem tudo pode ser visto apenas pelo(s) ecrã(s). Fruto, sobretudo, da falta de hábitos e de consumo cultural, há quem ache que temos excesso de oferta cultural!? Desculpe, importa-se de repetir!?...

Em jeito de nota final, desejo à nova direcção da Academia das Artes - óptimas concretizações!...

* publicado na edição de 17/04/07 do AO
** Email Reporter X
*** Foto X

Sem comentários: