quinta-feira, maio 3

Reporter X

INJAZZ *

Ao longo dos últimos cinco anos, a MUU - Produções Culturais tem vindo a apostar na diversificação dos seus eventos culturais com a realização de projectos que se caracterizam pela inovação das propostas apresentadas e que se têm distinguido na formação de novos públicos.

Assim, na tentativa de descentralização e numa aposta na dinamização cultural de elevado carácter estético, acontece nos próximos dias 5 e 6 de Maio uma extensão da 3ª edição do "INJAZZ - Jazz em Português". Este festival tem contribuído para a divulgação do melhor do jazz nacional a várias cidades portuguesas, num processo de “disseminação” que queremos estender aos Açores, através da parceria entre o INJAZZ e a MUU - Produções. Nesta 3ª edição do “Jazz em Português" participam alguns dos nomes grandes do jazz luso, como Carlos Martins, Marta Hugon, TGB (Sérgio Carolino/Mário Delgado/Alexandre Frazão) e o pianista João Paulo.

Tendo em conta as questões logísticas e dos elevados custos associados à dispersão geográfica na produção de um evento desta natureza, do transporte de músicos e de instrumentos inter-ilhas, a aposta da MUU recaiu sobre a “magia” do piano de João Paulo. Este músico é muito mais do que um pianista de Jazz, na medida em que na área da música popular tem participado em numerosos discos de artistas nacionais. Destaca-se a sua colaboração com Fausto, José Mário Branco e Sérgio Godinho. Foi com este último que desenvolveu um trabalho mais intenso como músico e director musical, tarefa que se estende igualmente aos espectáculos, sendo de destacar a encomenda de Lisboa '94 levada à cena no Coliseu dos Recreios. Mais recentemente, editou em duo com Paula Oliveira, em trio “As Sete Ilhas de Lisboa, com Paulo Curado e Bruno Pedroso, e “Memórias de Quem”, novo disco a solo, editado pela Clean Feed e que agora vem tocar à Horta e Ribeira Grande.

A intenção da MUU é a de marcar presença no Festival em 2007, colocando os Açores no roteiro jazz nacional, de modo a alargar a experiência no futuro. Duas noites que convém não perder!


* publicado na edição de 01/05/07 do AO
** Email Reporter X

Sem comentários: