quarta-feira, janeiro 23

Go west


Hillary, sabendo que a corrida na Carolina do Sul está provavelmente perdida, abandona o estado sulista e parte em direcção à Califórnia, o mais importante estado em termos de número de delegados. Deixou, contudo, o sonolento Bill a fazer campanha por ela. Espero que a campanha de Obama saiba explorar isto: não é o ex-Presidente que está na corrida e não deveria ser ele a explicar a agenda da Sra. Clinton. A decisão de abandonar a Carolina revela um tipo de sagacidade política que não é muito admirada pelos Americanos. Este abandono oportunista poderá afectar negativamente as percepções das minorias black & hispanic, na Califórnia. Clinton repete o mesmo erro(ver abaixo: CNN debates): as corridas eleitorais são estado a estado mas as percepções políticas não tem fronteiras. Os seus apoiantes na Califórnia com toda a certeza que não gostaram muito deste abandono dos seus congéneres da Carolina do Sul . Revela fraqueza e oportunismo.

PS: A partida antecipada de Hillary para a Califórnia poderá revelar alguma preocupação com o momentum crescente de Obama naquele estado. Será que Hillary partiu numa missão de damage control? So o saberemos na super-dooper-tsunami-tuesday. Aquela história do napping na CNN também é muito cativante, não é? Apresenta os Clintons como pessoas normais, que dormem e tudo. Seria demais pedir mais uma lágrimazita. (estou a brincar)

PS2: cometi um erro colossal ao ler estas malditas polls. As polls indicam uma vantagem substantiva de Hillary na California, apesar de alguma especulação cibernética acerca do momentum do Obama (huffington post, e alguns jornais regionais de sillicon valey, San Jose e San Francisco) . As minhas desculpas aos leitores do :ilhas por este erro. Isto altera radicalmente a premissa deste post. Não se trata, portanto, de damage control. Poderá, deverá, ser uma tentativa de assegurar a liderança. Mais uma vez, as minhas desculpas a todos.


Sem comentários: