quinta-feira, fevereiro 14

"factos" do sistema (I)

A imagem acima apresentada foi retirada daqui.

As coisas agravam-se. A Rússia diz não apoiar a independência do Kosovo e poderá vetar qualquer reconhecimento das Nações Unidas. Putin invocou o direito internacional e citou precedentes Europeus de não-reconhecimento de direitos de secessão (eta etc) Os EUA e a UE já afirmaram a sua intenção de reconhecer a soberania Kosovar. Os Russos sabem que a Rússia é um império. Não gostam deste tipo de precedente. A situação nos Balcãs poderá agravar-se.

No Médio Oriente, a situação entre Israel e o Hezbollah agrava-se. O Hezbollah alega que foi Israel que assassinou um dos seus mais venerados líderes que vivia em Damasco, na Síria. Enquanto o hezbollah grita "guerra contra Israel", uma imensa concentração de todos os que se opõem ao poder xiita, Sírio e Iraniano no Libano percorre as ruas de Beirute. O Líbano está, como sempre esteve, profundamente dividido.

O conflito Turco-Curdo persiste assim como as guerras no Iraque e Afeganistão. Em África, a situação Darfur-Sudão-Chade agrava-se também. No Paquistão as coisas não estão famosas, como é sabido. Os Chineses são criticados pela sua "performance" no domínio dos direitos humanos. O realizador Spielberg criticou a China pelo seu apoio ou cumplicidade com o regime dantesco do Sudão. Os Chineses responderam e disseram que os jogos olímpicos não tem nada que ver com os direitos humanos. Lá se foi o organicidade científica de Mao! Dizem que fica mal "politizar os jogos."

Deprimidos?

Sem comentários: