quinta-feira, maio 15

Os cavalos também se abatem





Hillary Clinton infligiu 3ª feira uma expressiva goleada a Barack Obama nas primárias do Estado de West Virginia e se é verdade que essa vitória, do ponto de vista da aritmética dos delegados, foi praticamente irrelevante, o mesmo não pode ser dito acerca do seu significado político: 1) contrariou a certidão de óbito que a esmagadora maioria dos media norte-americanos tinha passado à sua candidatura. 2) veio reforçar o argumento da sua elegibilidade nos swing states. 3) consolidou a ideia de ser ela a preferida dos blue collar workers. Muito bem.

O balão de oxigénio, no entanto, só durou 36 horas, pois ontem à noite John Edwards, numa operação cirurgicamente calculada para varrer o Hillary momentum dos noticiários, anunciou num comício em Grand Rapids, Michigan, o seu endorsement à candidatura de Barack Obama. Embora previsível, o apoio de Edwards não é um apoio qualquer. No tempo, no modo e na substância. No tempo, porque além de achatar a vitória de Hillary Clinton em West Virginia, impulsiona a candidatura de Barack Obama para as primárias da próxima semana em Kentucky e Oregon. No modo, porque não foi um mero statement feito aos media, mas sim um discurso político de 15 minutos em ambiente de comício dirigido às prime time news. Na substância, porque John Edwards era até há poucos meses, quando retirou a sua candidatura em Janeiro, o working class hero de uma grande parte do eleitorado que agora apoia Hillary.

Para além daquilo que é evidente - o reforço da candidatura de Obama - este apoio tem outro significado subliminar: John Edwards irá disputar com Hillary Clinton a cadeira da vice-presidência. Vejamos o que os eleitores do Kentucky e Oregon irão dizer sobre isto. Há poucas semanas atrás, no Kentucky Derby, a mais importante corrida de cavalos dos Estados Unidos, um puro-sangue de nome Eight Belles teve de ser morto a tiro após cortar a meta. A referência aos equídeos não é inocente. Esta corrida à Casa Branca cada vez mais me faz lembrar a novela de Horace McCoy, Os cavalos também se abatem. Para quem não gosta de ler, está também disponível em filme. É sobre uma maratona .... de dança.

Sem comentários: