segunda-feira, junho 23

The Special Ones # 2 - Greensburg, KA



A 4 de Maio de 2007, Greensburg, uma pequena povoação de cerca de 1500 habitantes, do Sudoeste do Kansas, EUA, foi completamente devastada por um tornado de categoria 5 da Escala de Fujita Modificada (grau máximo), com ventos que atingiram os 300 km/h. No rescaldo da catástrofe, Lonnie McCollum, o mayor, resignou ao cargo, a população agregou-se em tendas e tudo parecia delinear o fim da história da cidade que chegou a albergar o maior poço do mundo - conhecido por Big Well, tem 33 metros de profundidade por 10 metros de diâmetro.
Mas como é hábito nas histórias da América profunda, a comunidade venceu o indivíduo, e o desânimo deu lugar a uma bateria de tendas de campanha, de onde saiu uma resolução conjunta que mudaria para sempre a história de Greensburg: já que era preciso recomeçar do zero, então que se começasse como deve ser. E assim, a pequena povoação do Kansas tornou-se na primeira cidade inteiramente verde dos Estados Unidos.
Utilizando verbas federais, devido ao seu estatuto de área de catástrofe, a cidade foi reconstruída segundo os padrões platina do programa LEED - Leadership in Energy and Environmental Design. Por isso, qualquer construção na nova Greensburg, pública ou privada, institucional, comercial ou familiar, tem de obedecer a um conjunto apertado de normas relativas à sustentabilidade do edifício, eficiência hídrica, consumo energético e qualidade do ar, materiais e recursos utilizados, e inovação no design. Os custos imediatos são maiores, é certo, mas os benefícios a médio e longo prazo são compensadores.
Numa inteligente jogada de marketing, Greensburg tornou-se rapidamente numa marca que todas as empresas ligadas ao sector ambiental querem aproveitar para promoverem os seus produtos ou serviços e, por isso, boa parte dos materiais, produtos e mão-de-obra foram doados à cidade, em troca de divulgação comercial. Por outro lado, as autoridades de Greensburg lançaram campanhas de angariação de fundos privados por todos os EUA, com o intuito de obterem um milhão de doações de 5 dólares.
Honrando o nome original da cidade, mas acrescentando Greentown, Greensburg é hoje um projecto acarinhado e seguido em todo o mundo, estudado, filmado e apresentado em conferências e colóquios internacionais. O que o vento levou, o homem reergueu. Desta feita, e ao contrário do que costuma acontecer, melhor.

Sem comentários: