segunda-feira, julho 14

...Eu hoje deitei-me assim

...

...
Harry Dean Stanton pode parecer um erro de casting mas é um actor de uma rara autenticidade. Paralelamente à sua errante carreira cinematográfica Stanton é também um músico discreto, mas suficientemente qualificado para ter sido sideman de Bob Dylan ! The Harry Dean Stanton Band é o local de refúgio deste actor que é também um performer na guitarra e possui uma inclassificável voz. Quem não o recorda em Paris Texas a dar voz a uma valsa Mexicali num registo espectral e na língua oficial do México ? Um Clássico.
...
Com uma filmografia com cerca de 50 filmes, e parcerias com "deuses" do cinema como Marlon Brando ou David Lynch, é em 1984 que Harry Dean Stanton participa num dos filmes da minha vida: Paris Texas. Vi-o na já extinta Sala de Cinema do Teatro Micaelense. Recordo hoje, a propósito do aniversário deste Grande Senhor, o excerto em que a personagem de Stanton se revê "dentro do filme" numa sessão familiar de um outro filme de 8 mm. Um momento perfeito da história do Cinema, servido com a intemporal banda sonora de Ry Cooder. Fizesse eu uma lista dos 10 melhores filme de sempre e seguramente lá estaria Paris Texas de Wim Wenders. Quanto a Harry Dean Stanton, nascido em West Irvine, Kentucky, comemora hoje 82 anos de vida. É já um ícone do cinema e um must dos meus anos 80.
...

Sem comentários: