quarta-feira, outubro 8

Reporter X

Ideal Cultural *

Faltam menos de três semanas para as eleições regionais e o ruído adensa-se. Na essência, as ideias são o suporte ao programa eleitoral de cada partido, mas as propostas são, em regra, um dos últimos elementos públicos de algo que se pretende amplamente discutido. O que nem sempre acontece…

O ideal cultural parece ser algo distante na maioria dos programas a sufrágio, sendo que ocupa um dos últimos lugares dos índices. Mas, e apesar disso, é um ponto importante ao qual devemos todos atribuir a maior importância. Deixando de lado alguns comentários e críticas injustas quanto aos custos despesistas de que são acusados criadores e gestores da coisa cultural, certo é que a cultura é um elemento reprodutivo em termos económicos e pode ser potenciado em diversos sectores da sociedade, que não apenas o do espectáculo. É algo que pode e deve ser articulado com o ambiente, o turismo e o artesanato, só para dar alguns exemplos. Muitas das vezes sinto que falta respeito pelos agentes de Cultura. E isso tem de ser alterado.

Nos últimos anos temos vindo a assistir a um forte investimento cultural ao nível dos equipamentos culturais no arquipélago. Um investimento importante e necessário, tendo em conta a carência de condições técnicas para o desenvolvimento de determinadas propostas - a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o Museu Carlos Machado, o Coliseu e o Teatro Micaelense são disso bom exemplo. Um dos desafios que se colocam ao próximo Governo dos Açores será a humanização e a dotação de recursos técnicos, financeiros e programáticos para a prossecução de um serviço cultural articulado a nível regional. Parece utópico. Mas com a ambição necessária terá o futuro que lhe quisermos atribuir.

PS: Na página 64 do programa eleitoral do PSD consta a seguinte proposta: “Colocar a Região na agenda cultural nacional, promovendo uma candidatura dos Açores a Capital Nacional da Cultura já em 2010”. Muito bem se essa mesma ideia não tivesse sido gerada por um grupo de pessoas, há já alguns anos, e que se organizaram em blogue. Coincidências há muitas. Umas maiores do que outras.

* edição de 01/10/08 do AO
** Email Reporter X
*** Imagem X Reporter X - Diários de Campanha

Sem comentários: