segunda-feira, novembro 3

Os Roosevelt



Não é que alinhe muito nas “teorias dos ciclos”, mas não faltam acólitos desse diapasão a diagnosticar o fim das Reaganomics, inauguradas há 28 anos atrás pelo Presidente Ronald Reagan e inspiradas no princípio de que government is the problem. Agora que o abcesso económico da desregulação financeira rebentou, o espectro da Grande Depressão paira de novo sobre a sociedade americana e, de braço dado com a crise, cresce a urgência de um novo New Deal, de um novo Franklin Roosevelt na Casa Branca. David Clark, antigo conselheiro de Robin Cook, escreve na edição de domingo do The Independent, um artigo intitulado – Obama, the man who would be Roosevelt. No parágrafo final, ao referir-se àquilo que chama de Green New Deal, o autor afirma o seguinte: “Whereas Roosevelt fought the Depression with agricultural support and a vast programme of public works, Obama plans to turn the economy around with a $150 billion programme to develop the technology to achieve energy independence and to open a way to a post-carbon future.”



Curiosamente, John McCain também é aspirante a Roosevelt, mas o herói do candidato Republicano é Theodore Roosevelt, primo em quinto grau de Franklin e seu antecessor na cadeira da Casa Branca logo nos inícios do século XX, entre 1901 e 1909, durante dois mandatos presidenciais que marcariam a América para sempre. Teddy, como era conhecido publicamente, subiu ao vértice da pirâmide na sequência do assassinato de William McKinley a 6 de Setembro de 1901, e não só esteve à altura daquilo que se espera de um Vice-Presidente, assumir as funções executivas de Comandante-em-Chefe de um dia para o outro, como foi o mais jovem Presidente a prestar juramento em Washington até aos dias de hoje, com 42 anos idade. Theodore Roosevelt dilatou o perímetro da doutrina Monroe para latitudes inimagináveis e projectou a imagem do hardpower americano quando, no final do seu segundo mandato, concebeu a viagem de circum-navegação da Great White Fleet (1907-1909) como forma de anunciar ao mundo que os EUA também eram uma potência naval. O avô paterno de John McCain fez essa viagem a bordo do USS Connecticutold habits die hard.

Theodore Roosevelt era Republicano, Franklin Roosevelt era Democrata. Estiveram ambos nos Açores em 1909 e 1918, respectivamente, e estão hoje presentes na consciência de muitos americanos. Quem quer que ganhe as eleições no dia 4 de Novembro terá sempre um destes ex-Presidentes agregado à sua vitória.

Sem comentários: