sexta-feira, janeiro 2

Sempre Alerta


LOW COST
O fim da classe média
Edição especial, Teorema - 2008

É verdade que, desde 2006 – data em que foi editado na sua versão original “La fine del ceto médio” -, o livro já foi alvo de imensas análises - sobretudo de cariz socio-económico - e propósito para muitas conversas com os autores Massimo Gaggi (jornalista do “Corriere della Sera” em Nova Iorque) e Edoardo Narduzzi (empresário das novas tecnologias).

Aqui, longe dos holofotes que agora se acendem sobre a «low performance» económica dos modelos sociais capitalistas, o que proponho é uma reflexão socio-política sobre os efeitos do fenómeno low-cost, como algo decorrente de uma mudança radical de paradigma das sociedades deste lado do globo.

Muitos de nós estranham o facto de medidas políticas e tomadas de posição, levadas a cabo pelos dois partidos com maior representatividade nesta nossa democracia, serem muitas vezes confluentes. Segundo os autores, tal fica a dever-se à necessidade de se efectuar “contínuos ajustamentos para manter a competitividade do sistema”, no qual vive a nossa sociedade e que “impele as forças políticas mais pragmáticas a renunciarem a posições ideológicas excessivamente rígidas, passando a privilegiar o bem considerado essencial – a produção de riqueza. (…) a democracia representativa tem de levar em conta a pulverização dos interesses, que já não se podem basear no coágulo de ideologias «fortes»”

Como, nas palavras de Berta Cabral, nos aproximamos de um novo ciclo político, esta é, portanto, uma leitura altamente recomendada.
P.S. Agradecido ao Sr. Pascoal pela forma titânica como acrescentou actualidade, neste período de elevado teor calórico.

Sem comentários: