sábado, outubro 24

Musicatlântico



No ano em que se assinala o 200º aniversário da morte de Joseph Haydn em todo o mundo, a Temporada MusicAtlântico dedica-lhe, em homenagem, a apresentação pela primeira vez nos Açores, da sua obra mais emblemática, a monumental oratória “A Criação”.

Escrita a partir do Livro do Génesis, é uma das obras mais carismáticas de toda a História da Música e considerada para muitos a obra-prima de Haydn.

Aborda a criação do mundo e da vida na Terra em três partes: inicia-se com surgimento da luz, da terra e do mar, dos corpos celestes e da vida vegetal. A segunda parte centra-se na criação da vida animal - dos bichos, das aves, dos peixes, do homem e da mulher. Finalmente, a terceira parte, é inteiramente dedicada às figuras de Adão e Eva e revela uma escrita musical que vai ao encontro da ideia de um mundo idílico e perfeito.

“A Criação” será interpretada pelo Coral de S. José e pelos solistas Sandra Medeiros (soprano), Paulo Ferreira (tenor) e José Corvelo (barítono), e contará com a estreia da Orquestra Clássica Francisco de Lacerda, constituída por músicos residentes nas várias ilhas açorianas, sob a direcção do maestro César Viana.

Os concertos realizam-se no Sábado, dia 24, no Teatro Micaelense e Domingo, dia 25, na Igreja do Museu de Angra do Heroísmo, ambos às 21h30.

Fonte GaCS

Sem comentários: