sábado, dezembro 5

Coastwach Europe - Ilha de São Miguel



O Coastwach Europe promove a defesa e estudo ambiental dos sistemas litorais europeus, foi criado em 1989 na Irlanda e envolve mais de vinte países.

A coordenação nacional está a cargo do GEOTA – Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente.

Este projecto consiste numa campanha de recolha de dados ambientais na zona litoral, no que respeita, principalmente, ao registo de desequilíbrios ambientais, como a acumulação de resíduos ou a poluição em linhas de água. A análise dos dados recolhidos é posteriormente utilizada na elaboração de um relatório anual de caracterização da situação ambiental das zonas costeiras e divulgado à população em geral.

O projecto Coastwach Europe tem como objectivos a educação ambiental e a consciencialização em prol da defesa do litoral, visando capacitar a sociedade para participar activamente nas decisões públicas relacionadas com a gestão da orla costeira.

A campanha Coastwach Europe 2009/2010 está aberta ao público em geral e escolas a partir de 01 de Dezembro até 31 de Março de 2010.

Para colaborar basta preencher a ficha de identificação de participante, utilizar o questionário próprio e seleccionar o mapa da sua área de cobertura, documentos disponíveis na página dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica.

As fichas preenchidas devem ser enviadas para geap@amigosdosacores.pt, para o fax 296498004 ou podem também ser entregues pessoalmente na sede dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica (Avenida da Paz, 14, 9600-053 Pico da Pedra - Tel. 296498004).

Sem comentários: