sexta-feira, outubro 5

Beco 5 de Outubro



Oh 5 de Outubro...

Como data, eras sobretudo querido pelo teu feriado. Isso de comemorarmos a implantação da República ocorrida no teu dia em 1910, passava-nos largamente ao lado. Como povo, não te ligávamos muito. Agora, até o feriado te tiraram. Mas sejamos honestos. A realidade é que inauguraste uma sucessão de Repúblicas em que a 1ª foi uma tragédia, a 2ª foi uma ditadura e a 3ª desenrola agora o seu desastre.
Adeus 5 de Outubro, versão feriado. Quando voltares, vem maduro, por favor.

5 comentários:

Anónimo disse...

No dia do regicídio, SAR D. Carlos I, desembarcou no Terreiro do Paço no meio do povo.

Não se escondeu.

Carlos Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Rodrigues disse...

Lisa,
Provavelmente, uma cândida tentativa de perpetuar a data, antes que se transforme a república num verdadeiro beco sem saída.
Bravo!

Anónimo disse...

Cara Lisa
É verdade que a maioria do Povo não ligava muito ás comemorações do 5 de Outubro...
Mas a razão 1º. é que o Povo Português não é muito ligado a comemorações históricas, em todas elas são sempre uma minoria que cumpre as praxes...
Outra razão é que quando existe uma realidade firmada e vivida normalmente, as gentes não encontram necessidade de defenderem a sua existência.
Independentemente dos erros das experiências sociais e politicas das 3 republicas Portuguesas, não podemos considerar que este século seria melhor, se em vez da republica estivéssemos em Monarquia.
A compreensão dum sistema de representação e organização politica é um molde que por mais perfeito que seja, depende da qualidade dos políticos que são eleitos para poder atingir os seus fins.
Outra discussão era a de saber se seria mais virtuosa uma descendência hereditária(a família Real)à escolha democrática entre os elementos do Povo, independentemente da forma mais ou menos conseguida que esta escolha possa encerrar(condição completamente corrigível)...
Na minha modesta opinião não é o molde(sistema Constitucional)mas sim a práxis e a criatividade que se pode encontrar para encher este molde de forma mais consentânea com os interesses da Nação.
Boa perspectiva sobre uma comemoração em consonância com o momento politico e económico que se vive.
Parabéns e saudações!
Açor

Anónimo disse...

A maioria do povo nem sequer conhecia /conhece o ideal republicano: eram analfabetos (não por culpa sua), explorados e facilmente manipuláveis pelas classes políticas que afirmaram o seu (repito: o SEU) republicanismo com o intuito de chegar ao poder.

Esta malta ainda não percebeu que o POVO é que elege os partidos que hoje são detestados pelo...povo.

Os partidos são um reflexo fidedigno do povo.